fbpx

Escudo de Calor da Mars 2020 É Danificado Em Teste

Uma inspeção após os testes da estrutura que compõe um escudo de calor que deve ser usado na missão Mars 2020 revelou que uma fratura aconteceu durante o teste estrutural. A equipe da missão está trabalhando para construir uma estrutura substituta para o escudo de calor. A situação não afetará a data prevista para o lançamento da missão que é 17 de Julho de 2020.

O gerenciamento de projetos no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia está trabalhando com a Lockheed Martin Space, em Denver para entender o que causou a fratura e determinara se será necessário alterar o desenho para ser incorporado nesse reparo.

A fratura, que ocorreu perto da borda externa do escudo e se espalhou na circunferência do componente, foi descoberta em 12 de Abril de 2018, depois do escudo de calor completar um teste de uma semana de duração nas instalações da Lockheed Martin Space. O teste foi desenvolvido para sujeitar o escudo de calor a uma força 20% maior do que a que ele irá enfrentar na entrada da atmosfera marciana. A fratura não era esperada, mas ela mostra porque os equipamentos são testados com tanta antecedência, pois se precisar fazer qualquer alteração no desenho do produto, ou se precisar arrumar qualquer coisa, isso é possível de ser feito, antes do lançamento.

O escudo de calor é parte do sistema de proteção térmica e do aeroshell que foi desenhado para encapsular e proteger o rover Mars 2020 e o sistema de pouso, do intenso calor que é gerado durante a descida pela atmosfera de Marte. A estrutura foi originalmente testada em 2008 e foi um dos dois escudos de calor produzidos para suportar a missão do Mars Science Laboratory, que pousou com sucesso o rover Curiosity em Marte, em Agosto de 2012.

O escudo de calor atual será reparado para poder suportar os testes pré-lançamento enquanto que uma nova estrutura do escudo de calor estará pronta para voar no próximo ano. Uma vez que a nova estrutura esteja pronta e testada, as placas de proteção térmica serão instaladas para voar, e assim o escudo de calor e os demais componentes do aeroshell serão entregues para o Kennedy Space Center da NASA na Flórida para o processamento final da nave antes do lançamento.

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7108

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.