fbpx

Escondida Atrás da Via Láctea

Uma criatura cósmica com pernas longas saiu do seu esconderijo e foi flagrada nesta imagem da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) da NASA. A beleza espiral, chamada de IC342 e algumas vezes de “galáxia escondida”, é acobertada pela nossa galáxia, a Via Láctea. Observadores amadores e astrônomos profissionais gastam muito tempo tentando observar essa galáxia através do brilho da faixa de estrelas da Via Láctea além da poeira e do gás. A visão infravermelha do WISE ignora esses obstáculos, oferecendo uma visualização clara e limpa do objeto.

Em uma galáxia espiral como a IC342, o gás e a poeira estão concentrados nos braços. Os pacotes mais densos de gás disparam a formação de novas estrelas, representadas na imagem aqui reproduzida em verde e amarelo. O núcleo, mostrado em vermelho, também está cheio de estrelas jovens, que estão por sua vez aquecendo a poeira ao redor. As estrelas que aparecem em azul residem dentro da Via Láctea, entre nós, observadores e a IC342.

Essa galáxia tem grande interesse para os estudos astronômicos, pois é relativamente próxima. Contudo, determinar essa distância com precisão a partir da Terra tem provado ser uma tarefa complicada devido à intervenção da Via Láctea. O astrônomo Edwin Hubble chegou a imaginar que ela poderia pertencer ao nosso grupo local de galáxias, mas estimativas atuais há colocam um pouco mais longe com distâncias entre 6.6 e 11 milhões de anos-luz.

Essa imagem foi feita a partir de observações realizadas por todos os quatro detectores infravermelhos a bordo do WISE. Azul e ciano representam a luz infravermelha no comprimento de onda de 3.4 mícron e 4.6 mícron, e que corresponde a luz primária das estrelas. Verde e vermelho representam a luz em 12 e 22 mícron respectivamente e correspondem a emissões provenientes da poeira aquecida.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2010-116

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .