Erupção Solar Cria Espetacular Tentáculo de Plasma

Uma sonda da NASA observando o Sol conseguiu registrar uma impressionante imagem de uma erupção que lançou um vasto tentáculo de plasma magnético no espaço.

A sonda Solar Dynamics Observatory da NASA registrou o tentáculo solar que os cientistas chamam de proeminência solar no dia 19 de Março de 2011 à medida que a erupção se propagava no espaço com um movimento circular.

A erupção ocorreu por mais de cinco horas à medida que a SDO observava o Sol nos intervalos ultravioletas do espectro da luz. O observatório observou a proeminência desde a sua formação até se expandir além do Sol, quando então ela se tornou instável, assim o filamento solar perdeu coesão e suas partículas foram levadas para longe do Sol.

“As proeminências são nuvens de plasma alongadas que se formam acima da superfície do Sol, devido a forças magnéticas”, explicam os cientistas da SDO.

O Sol está atualmente no meio do seu ciclo de atividades de 11 anos e tem recentemente emitido uma série de poderosas erupções e labaredas desde a sua superfície. A sonda SDO e outros observatórios espaciais mantém os olhos atentos no Sol, com o objetivo de monitorar a sua atividade.

No início do mês de Março de 2011, o Sol lançou sua segunda labareda de classe X do ano de 2011 que foi registrada na Terra. As labaredas da classe X são os tipos de labaredas solares mais potentes que existem. Os tipos mais fracos de labaredas solares são as tempestades de classe C, as labaredas da classe M possuem uma força intermediária, mas ainda assim são poderosas.

Quando as poderosas labaredas solares chegam à Terra elas podem de forma potencial romper a comunicação via satélite e estragar as linhas de energia, bem como afetar os astronautas em ônibus espaciais e em outras missões. Embora tenham efeitos perigosos, essas erupções no Sol são também responsáveis pelas belas auroras observadas próximas dos polos terrestres.

Fonte:

http://www.space.com/11219-sun-eruption-plasma-tentacle-prominence.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.