fbpx
17 de setembro de 2021

Envisat Faz Imagem do Famoso Fiorde de Ilulissat na Groenlândia


Essa imagem do Envisat mostra parte da costa oeste da Groenlândia, o lar da mais rápida e mais ativa geleira do mundo, a Sermeq Kujalleq.

No centro da imagem a boca do mar da geleira é visível, o chamado Ilulissat Fjord. Um fiorde é uma região estreita de mar cavado pela atividade glacial.

Considerada um patrimônio da humanidade desde 2004, o Ilulissat atrai turistas que vão até ali para ver e ouvir os ons do movimento rápido do fluxo de gelo glacial que se desprende formando icebergs no fiorde.

Nessa imagem, nós podemos ver os icebergs explodindo para fora do fiorde e se dispersando pelo oceano ao redor.

O desprendimento de icebergs deixa a água rica em nutriente o que atrai um grande número de peixes, focas, baleias e outros animais marinhos.

Os cientistas estão estudando o Ilulissat por mais de 200 anos, e isso tem ajudado a desenvolver nosso entendimento sobre as mudanças climáticas e sobre a glaciologia.

Essa imagem foi adquirida no dia 21 de Julho de 2011 pelo instrumento Medium Resolution Imaging Spectrometer do Envisat no modo de resolução completa.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMXEAHURTG_index_0.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo