Entendendo A Óptica da Câmera NAC da Sonda MESSENGER

MDIS_NAC_raytrace

observatory_150105A figura acima, na verdade é um esquema de traçamento de raios do desenho óptico da Câmera de ângulo Restrito do instrumento MDIS. A câmera NAC, como é chamada tem um campo de visão de 1.5 graus, um comprimento focal de 550 mm e uma abertura de 24 mm, resultando num sistema de f/22. Ela usa um desenho chamado de Ritchey-Chretien fora de eixo. O espelho primário elipsoidal e os espelhos secundários hiperboloidais são cobertos por alumínio e ouro. Um filtro passa banda é o primeiro componente óptico do equipamento. Esse filtro define a variação espectral do instrumento. Uma interferência especialmente desenhada serve como um filtro de rejeição de calor, prevenindo uma radiação infravermelha substancial emitida pela superfície de Mercúrio entre no instrumento e aqueça o detector CCD.

O diagrama e a descrição da câmera NAC foram feitas por um artigo entitulado The Mercury Dual Imaging System on the MESSENGER Spacecraft, publicado pela revista Space Science Reviews, vol. 131, páginas: 247 – 338, em 2007. O principal autor desse artigo é o engenheiro de instrumento do MDIS, S.E. Hawkins.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1151

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.