Endeavour Retorna a Terra, Finaliza Missão STS-134 E se Aposenta – Galeria Com Vídeos do Último Dia do Endeavour no Espaço

Na madrugada do dia 1 de Junho de 2011, por volta das 3:35 da manhã, hora de Brasília, o Ônibus Espacial Endeavour fez seu último pouso no Kennedy Space Center finalizando assim sua última missão. O Endeavour passou um total de 299 dias no espaço. Aqui um resumo por meio de vídeos do que foi o último dia do Endeavour e da tripulação da chamada missão STS-134 no espaço.

No início do dia, o comandante Mark Kelly prestou um tributo ao Endeavour pela contribuição que esse veículo espacial deu ao mundo e à era de voos espaciais do ser humano. Se juntou a ele todos os membros da tripulação da missão STS-134.

No espaço, o sentido de dia e noite perde um pouco o senso comum a que estamos acostumados. Mas digamos que para acordar para o grande dia, o dia de pousar e voltar para casa, os astronautas da missão STS-134 começaram esse que foi o 17? dia de missão ao som de uma música escrita pelo grupo Stormy Mondays.

Então na madrugada do dia 1 de Junho de 2011, o Endeavour pousou a noite no Kennedy Space Center. Tudo bem, que as imagens de um pouso noturno são restritas se comparadas com as imagens de um pouso diurno. Mas existem determinadas peculiaridades que só se podem ser vistas em um pouso noturno. Uma delas são as imagens em infravermelho que mostram o ônibus espacial de um ponto de vista totalmente diferente. A segunda coisa interessante em um pouso noturno é a oportunidade de ver o descarregamento da unidade auxiliar de energia, na verdade é algo assustador, pois logo que pousa o ônibus espacial apresenta um fogo saindo de sua cauda, mas esse fogo é totalmente normal. Essas duas impressões não se tem em um pouso diurno. O Endeavour finalizou sua participação no programa do ônibus espacial com 25 missões.

Interessante também é ver a reação na sala de controle, ou mais especificamente a reação do Entry Flight Control Team, no Johnson Space Center da NASA durante o retorno da missão STS-134 que trouxe são e salvo o Endeavour e seus tripulantes de volta a Terra. Isso é como se fosse os bastidores do pouso do ônibus espacial. Parabéns Endeavour, sentiremos saudades. Descanse em paz.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.