Endeavour Faz Seu Último Sobrevoo Pela Estação Espacial Antes de Voltar Para Casa (Vídeo)

O ônibus espacial Endeavour se desacoplou da Estação Espacial Internacional às 00:55 hora de Brasília do dia 30 de Maio de 2011, finalizando assim a sua estada de 11 dias, 17 horas e 41 minutos no laboratório orbital.

O piloto Greg Johnson na sala de controles voou o Endeavour em círculos ao redor da estação em distâncias de aproximadamente 450 até 650 pés. O comandante Mark Kelly conversou com o controle da missão e disse que eles podia ver o detector de partículas físicas de 2 bilhões de dólares, Alpha Magnetic Spectrometer que o Endeavour colocou em funcionamento.

Após voar ao redor da estação e da queima de separação, Kelly assumiu os controles para um teste do sistema de aproximação e acoplagem automatizado chamado STORRM que é a sigla para Sensor Test for Orion Relative Navigation Risk Mitigation. O Endeavour se moveu aproximadamente 20000 pés acima e além da estação e então apontou para baixo para começar a trajetória de volta para casa.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.