Encontro da Deep Impact Com o Hartley 2 Está Começando – Sobrevôo Deve Ocorrer em 17 Horas

De acordo com a programação da missão EPOXI da sonda Deep Impact as observações de alta resolução do cometa Hartley 2 começam em alguns minutos. Todos os dados serão armazenados na sonda e serão enviados para a Terra em um período de alguns dias após o sobrevôo. Pelo fato da sonda estar voando 17 horas a frente, a Deep Impact ainda não pode ver a bola de gelo e sujeira que está no centro de toda a atividade cometária. De fato, ela não mostra detalhes na superfície do núcleo do cometa até mais ou menos uma hora antes da maior aproximação. Enquanto isso, o cometa está se apresentando de forma fantástica para a sonda. Aqui está sendo apresentada uma rápida animação feita com quatro imagens da Deep Impact, a mais recente foi feita na última segunda feira dia 1 de Novembro de 2010.

Fonte:

http://www.planetary.org/blog/article/00002754/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.