Encontro com Cometa Hartley 2: Hora de Comparações

Não é novidade e todos já sabem do fato que aconteceu essa semana, mas precisamente no dia 4 de Novembro de 2010, quando a sonda Deep Impact encontrou o cometa Hartley 2 e fez imagens impressionantes de seu núcleo.

Foi também exaustivamente noticiado que essa foi a quinta vez que uma sonda encontrou com um cometa tão de perto e a primeira vez que uma mesma sonda visitou um segundo cometa durante a sua jornada. Então, como tudo na vida, chega o momento das comparações. Qual o tamanho dos outros quatro corpos errantes visitados pelas sondas, quando se deram essas visitas e qual foi a sonda testemunha ocular das estranhas atividades que acontecem no núcleo dos cometas. A imagem abaixo mostra essa comparação.

Credit: Halley: Russian Academy of Sciences / Ted Stryk. Tempel 1 and Hartley 2: NASA / JPL / UMD. Borrelly: NASA / JPL / Ted Stryk. Wild 2: NASA / JPL. Montage by Emily Lakdawalla.

Outra comparação interessante encontrada no blog da Planetary Society, foi entre o cometa Hartley 2 e a Estação Espacial Internacional.

Credit: NASA / JPL / UMD / comparison by Emily Lakdawalla

A autora do blog Emily Lakdawalla, que fez uma cobertura realmente fantástica deste evento transformou o vídeo que mostra o sobrevôo do cometa em um vídeo 3D. Desse modo que tiver os óculos 3D pode acompanhar o cometa em 3D.

Credit: NASA / JPL / UMD / Daniel Machá?ek / Luca Cassioli

Fonte:

http://www.planetary.org/blog/article/00002763/#c5t_form

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo