Encélado Flutua Sobre Saturno

A lua crescente de Saturno, Encélado, iluminada pelo Sol flutua sobre o lado noturno do planeta nessa impressionante imagem feita pela sonda Cassini. A foto foi feita no dia 13 de Agosto de 2010 com a sonda apontando na direção do Sol durante um sobrevoo sobre a lua congelada de Encélado, a imagem também mostra camadas na atmosfera superior de Saturno que está dispersando a luz do Sol ao longo do limbo brilhante do planeta. Mais perto da sonda que Saturno, Encélado está a meros 60000 quilômetros de distância da câmera da Cassini. A região polar sul da lua de 500 quilômetros de diâmetro é iluminado, incluindo plumas de vapor d’água e de partículas de gelo que são ejetadas por meio de longas fissuras encontradas na superfície de Encélado. As fissuras encontradas em Encélado são chamadas de listras de tigre. Elas foram descobertas pela primeira vez nas imagens  feitas pela Cassini em 2005, as plumas são fortes evidências de que a água líquida existe próximo da superfície surpreendentemente ativa de Encélado.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110512.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.