Empresária ‘se apaixona’ pelo céu e faz registros diferentes e curiosos

meire_01

observatory_150105Vocês conhecem a Meire Ruiz? Não? Deviam conhecer, seu perfil no facebook é: https://www.facebook.com/meire.ruiz. A Meire, todos os dias nos presenteia com fotos maravilhosas do universo e da natureza, ela faz um trabalho realmente sensacional de divulgação não só da astronomia mas também de todas as ciências naturais, meteorologia, botânica, entre outras. Hoje saiu no site do G1, uma reportagem muito legal sobre ela que estou aqui reproduzindo. Tomei a liberdade de inserir outras imagens também, principalmente aquelas que ela faz do céu. Acessem a referência no final do posta para ir direto para a reportagem e deixem um comentário legal para ela. Parabéns Meire, seu trabalho é realmente espetacular!!

O céu de Itanhaém, no litoral de São Paulo, conquistou a microempresária Meire Ruiz. Depois de morar muito anos na Capital, ela se mudou para a cidade litorânea e descobriu um novo hobby que alguns amigos consideram um novo talento dela: a fotografia de paisagens, animais e, principalmente, do céu e de nuvens.

meire_02

Meire Ruiz saiu de São Paulo em busca de mais tranquilidade e resolveu morar em Itanhaém. O marido continuou seguindo para a Capital todos os dias para trabalhar e, ela, passou a ajudá-lo na administração de uma empresa de construção civil. Como trabalha em casa, Meire começou a ter mais tempo para observar o meio que a cercava. O vento da cidade litorânea e as transformações repentinas da natureza a deixavam intrigada. “Quando eu vim para cá achava que tinha muito vento. Às vezes, as nuvens feias me chamavam atenção. O formato, o tipo”, lembra.

Esse interesse fez com que ela resolvesse registrar os momentos de transformação da natureza. Foi dessa forma que a fotografia passou a fazer parte da rotina de Meire Ruiz. A qualquer hora do dia mas, principalmente, no fim da tarde, ela passou a fotografar as mudanças no céu e da paisagem em Itanhaém. Um dos lugares preferidos é a praia mas, segundo ela, qualquer lugar que tenha um bom cenário é alvo dos cliques. “No fim da tarde, quando o sol está baixo, eu vou para a lavanderia com a máquina na mão”, conta ela, que ganhou uma máquina fotográfica mais sofisticada depois que descobriu esse hobby.

meire_03

Fotos do espaço
O novo equipamento estimulou Meire a fotografar cada vez mais e também a prestar atenção no resultado das imagens. A microempresária começou a pesquisar fenômenos naturais e observar mais os formatos das nuvens. Ela também iniciou conversas com especialistas em astronomia para entender melhor o céu e começou a trabalhar com astrofotografias. Ela atribui grande parte do conhecimento a um amigo que fez pela internet, que lhe ajuda a decifrar algumas fotografias e lhe passa mais informações científicas sobre o espaço. “Eu acho interessante. Eu vejo muitos astrônomos que tiram fotos e têm muitos equipamentos. Eu não tenho nada e dou um clique”, explica. Para ela, fotografar satélites é o mais complicado. “O céu é imenso. Tem que saber exatamente onde ele vai passar”, afirma.

meire_04

Meire também procurou entender como se deve regular a máquina fotográfica, alinhar a velocidade, a luz e a posição para obter uma boa fotografia. Assim, Meire passou a ter registros dos mais belos fenômenos, paisagens, animais e nuvens em Itanhaém, aliando sua paixão pela natureza, conhecimento e técnica.

meire_05

As imagens dela têm conquistado muitos fãs de astronomia, preservadores do meio ambiente e até mesmo aqueles bem leigos, mas que gostam de apreciar uma bela mistura de cores. “A minha paixão é pelo céu. Às vezes é bem gostoso porque eu divulgo as fotos e as pessoas vêm me agradecer pelas imagens”, comenta.

meire_06

Ao lado do cenário perfeito para as fotografias, Meire não pretende voltar a morar em São Paulo. A vida pacata que conquistou em Itanhaém agradou a apaixonada pelo céu e ela já não se vê morando em outro lugar. “Aqui eu estou realizada. Me completei”, diz Meire.

meire_07

meire_crux

Fonte:

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/05/empresaria-se-apaixona-pelo-ceu-e-faz-registros-diferentes-e-curiosos.html#comentarios

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo