fbpx

Empresa Japonesa Assina Primeiro Contrato Comercial de Lançamento Usando Um Starship da SpaceX

A empresa Sky Perfect JSAT, disse, no dia 18 de agosto de 2022 que selecionou o foguete Starship da SpaceX para lançar o seu satélite Superbird-9 em 2024.

A operadora de satélites japonesa disse que assinou um contrato para uma missão no veículo super-pesado da SpaceX que está em desenvolvimento em Boca Chica no Texas, mas não ofereceu mais detalhes sobre o acordo.

A SKY Perfect JSAT e a SpaceX continuarão trabalhando juntas para o lançamento do satélite Superbird-9, disse a operadora em um comunicado oficial.

Esse é o primeiro contrato anunciado por uma operadora comercial de satélites para lançar usando a Starship.

A AST SpaceMobile, uma startup que está desenvolvendo uma constelação de satélites de banda larga compatíveis com celulares e que fica no Texas, assinou com a SpaceX um acordo que fornece as opções de marcar tanto o Falcon 9 como o Starship para lançar seus satélites até o final de 2024.

A SpaceX tem contrato com a NASA para desenvolver o Starship que irá servir para pousar as tripulações de astronautas na Lua.

O Starship foi desenvolvido para carregar 21 toneladas de carga para a órbita de transferência geoestacionária da Terra e mais de 100 toneladas par a órbita baixa da Terra, ele também será crucial no lançamento da segunda geração de satélites da constelação Starlink da própria SpaceX.

Com 120 metros de altura, a SpaceX espera que um dia esse foguete seja usado para colonizar Marte. A empresa tem planos de fazer missões mais profundas no Sistema Solar, com o Starship sendo reabastecido enquanto estiver na sua órbita parking ao redor da Terra, antes de partir para o seu destino final.

A SpaceX atualmente está conduzindo os testes com o SuperHeavy Booster 7 e com o Starship SN24 tudo isso em preparação para o teste orbital do foguete.

Em junho de 2022, a Federal Aviation Administration, a FAA removeu um entrave que estava no caminho do desenvolvimento do Starship quando terminou a revisão do impacto ambiental permitindo assim que a SpaceX conduza seus lançamentos de Boca Chica.

Contudo, a SpaceX precisa primeiro implementar uma série de medidas para mitigar os efeitos ambientais.

A Airbus está construindo o Superbird-9 para a JSAT com base na sua plataforma reconfigurada OneSat que tem uma massa de 3 toneladas.

Isso faz com que provavelmente o lançamento do superbird-9 leve junto outras cargas para a órbita geoestacionária da Terra.

A SpaceX ainda trabalha nessa configuração do Starship para fazer lançamentos do tipo RideShare ou seja, com vários pequenos satélites de carona.

A JSAT disse que espera começar as operações do Superbird-9 em 2025, quando usará o feixe do satélite para enviar serviços de banda larga primeiramente para o Japão e para o Leste da Ásia.

A operadora japonesa disse que espera investir cerca de 222 milhões de dólares no projeto do satélite.

Fonte:

https://spacenews.com/sky-perfect-jsat-picks-spacexs-starship-for-2024-satellite-launch/

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo