Em Breve Você Poderá Comprar Sua Própria Chuva de Meteoros

Uma maneira de celebrar um grande evento é você comprar um bolo, balões, talvez contratar uma banda, e usar fogos de artifício. Lógico que uns podem fazer uma festa maior, e dependendo da cultura fazer festas culturais diferentes. Mas logo, logo teremos um novo item para colocar nessa lista e que poderá fazer pessoas que nunca viram, apreciar um belo evento, e esse novo item é uma chuva de meteoros particular.

Isso mesmo, daqui a pouco você poderá comprar uma chuva de meteoros artificial. Tudo bem, será bem caro, mas deve ser bonito, na verdade, uma empresa japonesa chamada ALE irá jogar seixos metálicos coloridos do espaço.

Lá em 2016, a ALE anunciou seus planos de jogar pelotas do espaço que poderiam viajar por cerca de um terço do caminho ao redor da Terra antes de queimar de forma brilhante na atmosfera. Pelotas de cobre, iriam queimar na cor verde, as de bário em azul, e as de potássio, rubídio e césio em várias tonalidades de roxo. Um único satélite, poderia carregar 1000 dessas pelotas e custaria 300 milhões de dólares.

A empresa clarificou seus planos posteriormente dizendo que espera fazer o primeiro show deles em Hiroshima, no Japão, em meados de 2019.

Agora, de acordo com um relatório publicado no último domingo, dia 25 de Março de 2018, a ALE disse que irá oferecer serviços de chuvas de meteoros customizados, e qualquer um poderá pagar por ela. Eles pretendem ter dois satélites, no espaço, cada um deles carregando entre 300 e 400 pelotas e por um tempo orbital de 27 meses terão a capacidade de lançar entre 15 a 20 pelotas através do pagamento de uma taxa. A empresa ALE não disse quanto será essa taxa mas disse que o custo será menor do que os grandes eventos de fogos de artifício que acontecem nas grandes cidades.

Alguns especialistas já levando questões sobre o lixo espacial que será associado com esse tipo de atividade, além do risco de colocar algo assim no espaço. Mas a empresa disse que não terá problema nenhum e que irá manter a distância segura de 200 km de qualquer outro satélite.

Além disso, a ALE disse que calculou o risco de colisão numa órbita extremamente baixa e esse risco é mínimo.

Então se algum milionário pretende dar de presente uma chuva de meteoros artificial para alguém, isso estará disponível nos próximos anos.

Fonte:

https://www.space.com/40095-japan-artificial-meteor-shower.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.