fbpx

Elon Musk Se Prepara Para Apresentar As Atualizações da Starship Essa Semana Direto de Boca Chica

Elon Musk irá fazer uma apresentação, na próxima quinta-feira, dia 10 de fevereiro de 2022, às 23:00, hora de Brasília para dar uma atualizada sobre o foguete Starship da SpaceX.

Essa será a primeira apresentação sobre o Starship em quase três anos. Desde 2016, Elon Musk faz essas apresentações de atualização, mas a última aconteceu em setembro de 2019, quando Elon falou na frente de um protótipo da Starship.

O veículo, totalmente reutilizável está sendo preparado para em breve levar o ser humano de volta para a Lua, quem sabe para Marte, para fazer missões de lançamento de cargas e existe ainda uma pequena possibilidade que seja usado em viagens até mesmo na Terra. A ideia é que ele leve cerca de 100 pessoas para Marte em cada uma de suas viagens para o Planeta Vermelho.

A Starship é a parte superior de um veículo completo que também é chamado como um todo de Starship. Essa parte superior é montada sobre uma outra parte conhecida como Super Heavy, juntos, o conjunto completo tem cerca de 120 metros de altura.

De 2019 até hoje, quando foi feita a última apresentação do Elon sobre a Starship, a nave realizou alguns voos de teste de alta altitude e espera para fazer o seu primeiro voo de teste orbital.

Nesse meio tempo começou também uma pequena troca de mensagens entre o Elon Musk e a FAA, a agência governamental dos EUA que cuida dos voos espaciais. Atualmente a FAA está terminando o relatório ambiental para o voo orbital do Starship que deve ficar pronto no final de fevereiro e com isso o primeiro voo orbital seria a partir de março de 2022, podem fazer suas apostas.

Embora o Elon Musk provoque a agência usando principalmente o Twitter, a FAA se mantém trabalhando no que precisa para autorizar os voos da Starship, pode ser que com essa aprovação a SpaceX consiga realizar de forma bem menos burocrática, entre 5 e 6 voos orbitais ainda em 2022.

Atualmente a SpaceX trabalha com o protótipo conhecido como SN20 da Starship e o chamado Booster 4 para o Super Heavy. Vale lembrar também que em 2021, o sistema foi totalmente montado em Starbase, a base da SpaceX em boca Chica no Texas.

Espera-se que para essa apresentação da próxima quinta-feira, o conjunto seja montado novamente, e o Elon Musk possa falar na frente daquele que é o maior foguete de todos os tempos. O Elon não deu detalhe de nada, mas muitas pessoas já começaram a bolar como seria o palco para a apresentação do dia 10 de fevereiro. Só nos resta aguardar agora as novidades sobre a Starship, seus flaps, seu sistema de proteção térmica, seus motores Raptors, tanto o 1 como o 2, detalhes sobre o reabastecimento, e provavelmente alguma data, tudo isso e muito mais essa semana deve ser dito pelo Elon Musk na sua apresentação de atualização da Starship. Vamos ficar ligados e posteriormente traremos as novidades.

Fonte:

https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-10477469/SpaceX-update-Starship-rocket-week.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo