fbpx
17 de setembro de 2021

Elon Musk Diz Que Pode Pousar Na Lua Antes de 2024

O fundador da SpaceX, Elon Musk, disse que pode ser capaz de lançar a nova nave estelar da empresa à lua para a NASA “provavelmente mais cedo” do que a meta da agência espacial para 2024, mesmo em face do contrato e outros atrasos.

A nave foi selecionada como o módulo de pouso preferido da NASA para o sistema de pouso humano Artemis (HLS) em abril, mas duas situações atrasaram o contrato nos meses seguintes.

Primeiro, houve protestos dos concorrentes Blue Origin e Dynetics, em parte expressando preocupação sobre a decisão da NASA de selecionar um provedor em vez de dois (as empresas citaram fundos orçamentários menores disponíveis para HLS como uma causa provável).

Depois que o Government Accountability Office confirmou a escolha da NASA pela SpaceX em uma decisão detalhada publicada no início deste mês, a Blue Origin abriu um processo . Isso significa que o trabalho está novamente pausado no HLS até pelo menos novembro.

O administrador da NASA, Bill Nelson, disse ao SpaceNews na segunda-feira (23 de agosto) que antecipa ” mais atrasos ” nos planos da agência para Artemis, que desde 2019 (antes do mandato de Nelson) tem como objetivo um pouso na lua em 2024.

Musk, que é conhecido por seus prazos otimistas, fez o comentário anterior a 2024 no Twitter em resposta a uma pergunta da conta não oficial do Everything Artemis , perguntando se ele poderia cumprir o prazo de 2024. Resposta de Musk : “Provavelmente antes”.

O relato também citou um relatório de 14 de agosto do repórter espacial da CNBC, Michael Sheetz, de que a SpaceX recebeu US $ 300 milhões da NASA em 30 de julho, depois que o GAO negou os protestos a seus concorrentes.

Mas esse não é o único obstáculo de tempo que a SpaceX enfrenta.

No início deste mês, o Escritório do Inspetor-Geral citou um atraso de 20 meses no desenvolvimento do traje espacial da superfície lunar de Artemis que, de acordo com o escritório, tornava um pouso na lua em 2024 ” inviável “.

A SpaceNews também perguntou a Nelson se o retorno humano de 2024 à lua estava “fora da mesa”, ao que Nelson respondeu : “Não posso responder à sua pergunta se ou não, por causa dos atrasos no traje espacial ou o que acabei de passar as dotações e quanto às posturas jurídicas. Não sei. ”

E a SpaceX também tem seu próprio cronograma de desenvolvimento a ser considerado. Starship é um protótipo que ainda não voou uma missão orbital. Enquanto a SpaceX queria fazer isso em julho e o sistema já estava empilhado no bloco uma vez como parte de um teste, a empresa está aguardando o resultado de uma avaliação ambiental do programa da Administração Federal de Aviação. Um cronograma típico disso é meses, de acordo com relatos da mídia.

Outras considerações para o prazo de 2024 incluem o financiamento do Congresso para o HLS , que até agora não atendeu às solicitações da agência; o lançamento do foguete lunar do Sistema de Lançamento Espacial não testado , que poderia ser no final de 2021; e a pandemia contínua e disseminação da variante COVID-19 Delta, que poderia induzir novas desacelerações nos EUA nas próximas semanas.

Fonte:

https://www.space.com/elon-musk-spacex-starship-to-moon-sooner-2024

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo