Efeitos Visuais: Wonders of the Universe (Vídeo)

 

Quais efeitos visuais aparecem no vídeo acima? Os efeitos foram criados pela BDH para a rede de televisão BBC, para o programa Wonders of the Unniverse, essa versão aqui foi tirada do site de vídeos Vimeo. Embora essa seja uma versão sem as anotações que aparecem no programa, algumas feições são facilmente identificadas como a imagem do Hubble da Nebulosa da Carina que aparece aos 2:22 minutos de filme, a Nebulosa do Caranguejo que aparece aos 7:45 minutos de vídeo e a Nebulosa do Olho de Gato que aparece aos 8:16 minutos de vídeo. Uma visão panorâmica da Via Láctea aparece aos 4:00 minutos de vídeo e vistas espetaculares da espiral ocorrem até depois dos 5:00 minutos de filme. Pulsares e supernovas podem ser observados aos 9:00 minutos do filme e são imagens verdadeiramente espetaculares. Sistema estelares binários contendo um pulsar e um disco de crescimento começa aos 14:30 minutos de vídeo. Passado isso, um completo vídeo feito em computador passeia por estrelas, planetas desconhecidos e por sequências onde o gás está fluindo em direção a locais também desconhecidos. Esse vídeo sem anotações está esperando por explicações adicionais que podem ser enviadas para http://asterisk.apod.com/viewtopic.php?f=9&t=23413, por exemplo, para tentar explicar o que acontece aos 13 minutos de filme.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110418.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.