fbpx

Eclipse Parcial do Sol de 2022 Registrado No Deserto Do Atacama No Chile

Esta Foto da Semana mostra o eclipse solar parcial que pôde ser observado no deserto chileno do Atacama no dia 30 de abril de 2022. A fotografia foi tirada em San Pedro de Atacama, acima do Valle de la Luna, perto do local onde está instalado o Atacama Large Millimeter/sub-millimeter Array (ALMA), que é co-propriedade e co-operado pelo ESO em nome dos seus parceiros europeus.

Nesta fotografia podemos ver uma sequência de imagens que mostram o eclipse parcial, causado pela Lua ao obscurecer uma fração da nossa linha de visão do Sol, dando assim a impressão que uma pequena parte do Sol foi cortada. Toda a sequência durou apenas 54 minutos e os espetadores do evento ficaram agradavelmente surpreendidos, já que esperavam um pôr do Sol normal.

O Valle de la Luna também é banhado pelo brilho empoeirado do pôr do Sol vulcânico, causado pelas cinzas do vulcão de Hunga Tonga, que entrou em erupção em dezembro de 2021. Estas cinzas se encontram suspensas na alta atmosfera, lançando uma luz suave sobre a paisagem, o que dá à cena um ar marciano incomum.

Crédito:

P. Horálek/ESO

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2219a/?lang

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo