Eclipse Parcial da Lua sobre a Hungria

ple_130425_ladanyi_1600

observatory_150105Na semana passada, à medida que o Sol se punha, uma Lua Cheia nascia sobre a paisagem de primavera de Tihany, na Hungria, na costa norte do Lago Belaton. À medida que ela escalava no céu claro, a Lua raspou a sombra umbral escura do planeta Terra, no primeiro eclipse lunar parcial do ano. A fase parcial, vista aqui perto da parte superior desse frame, onde o disco lunar é escurecido ao longo de seu limbo superior, e essa escuridão durou um pouco menos que 27 minutos. Composta a partir de exposições consecutivas, essa imagem representa as variações de cores naturais da cena e o sutil sombreamento que é aparente aos nossos olhos. Na próxima semana a Lua Nova dará continuidade à temporada em que os corpos celestes brincam com as sombras com o eclipse anular do Sol. A passagem da parte anelar do eclipse acontecerá através da parte norte da Austrália e da parte central do Oceano Pacífico.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130504.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.