Eclipse Em Preto e Branco

A data sugere que essa é uma imagem do eclipse anular, ou anelar, do Sol e o uso do filtro solar confirma isso. Mas se você está observando outros objetos você pode pensar por um momento que o alvo dessa foto foi o planeta Vênus. A aparência estranha resulta do Sol brilhando além da Lua, ou de Vênus em direção a Terra. Para esse eclipse em particular a Lua estava mais distante do que a distância média que fica da Terra, de modo que o Sol não é totalmente coberto pela Lua, deixando a mostra o chamado anel de fogo. Isso será verdade novamente no dia 5 de Junho, quando o Sol não será totalmente coberto pelo planeta. Nos próximos 13 dias Vênus ficará cada vez mais perto do Sol e então cruzará o seu disco num trânsito que só se repetirá em 2117. Se você perdeu o eclipse pode se programar para observar o trânsito, que em menor escala também pode ser considerado um eclipse do Sol

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/May+22%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.