Eclipse Durante o Nascer da Lua

Essa bela foto acima foi feita com a câmera apontada na direção dos altos picos Trisul, localizado nas nevadas montanhas Himalaias da Índia. A foto foi feita de um local remoto, no dia 31 de Janeiro de 2018, e mostra também a estrela Procyon brilhando na parte superior direita da imagem. A Lua Vermelha nascendo está escalando a sombra da Terra durante o eclipse. Esse foi um eclipse apreciado em toda Ásia, Oceania, Japão, Costa Oeste Norte-Americana, e foi o primeiro dos dois eclipses totais da Lua do ano de 2018, iniciado da melhor forma possível o ano para os observadores da Lua. Como nós sabemos esse eclipse aconteceu enquanto a Lua estava no perigeu, ou seja, no seu ponto mais próximo da Terra, aconteceu durante a segunda Lua Cheia, chamada de Lua Azul. Já durante o eclipse total da Lua de 27 de Julho de 2018, a Lua Cheia estará bem perto do apogeu, o ponto mais distante da órbita da Lua ao redor da Terra. Será muito bom pois poderemos comparar o eclipse do perigeu com o do apogeu.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180202.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.