Eclipse da Lua de 15 de Junho de 2011 – Vídeo Explica Principais Fases e Imagens Mostram Como Será em São Paulo

Quando a Lua passa através da sombra da Terra, isso faz com que ela pareça muito diferente por um curto período de tempo. Esse evento é chamado de eclipse lunar e ocorre praticamente duas vezes por ano. Um desses eventos será visto pelos moradores da América do Norte no dia 15 de Junho, assim para aprender o que você poderá ver durante o eclipse aprenda com esse belo vídeo da NASA as etapas e principais características de um dos mais belos fenômenos celestes. Em São Paulo, por exemplo, quando a Lua nascer, por volta das 17:55 a parte principal do eclipse estará no seu final, com hora prevista para acabar às 18:02. Com a Lua baixa no horizonte dependendo da posição e das condições pode-se se ter uma bela imagem do fenômeno. O eclipse continua até as 20:00 quando a Lua sai da penumbra da Terra. As imagens abaixo feitas com uma simulação no software StarryNight Pro, mostram a evolução do eclipse em São Paulo.


 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.