fbpx
22 de fevereiro de 2024

Bela Foto Mostra O Eclipse Anular do Sol de 4 de Janeiro de 2012


Quando a Lua atingiu a sua fase Nova em 4 de Janeiro de 1992, ela passou diretamente entre o Sol e a cidade de San Diego, Califórnia, EUA. Pelo fato da Lua estar mais longe da Terra do que o normal (perto do apogeu) e a Terra estava mais perto do Sol (periélio), a silhueta da Lua apareceu um pouco menor do que o disco do Sol. Isso gerou um espetacular eclipse anular que aconteceu um pouco antes do pôr-do-Sol.

A costa de San Diego e de Baja foram os únicos lugares em terra onde os observadores puderam ver esse raro eclipse anular de pôr-do-Sol. A foto acima foi feita momentos depois da parte máxima do eclipse anular ter começado.

Essa rara configuração acontecerá novamente nos EUA em 20 de Maio de 2012, quando os observadores ao longo da estreita passagem do norte da Califórnia até o noroeste do Texas poderão ver esse tipo de eclipse. Nessa data, os observadores poderão apreciar um pôr-do-Sol nada comum, com o anel laranja distorcido do Sol se pondo sobre o Cânion de Chelly, um dos monumentos nacionais mais belos do oeste americano.

Sobre a foto acima ela foi feita no dia 4 de Janeiro de 1992, usando uma câmera acoplada ao foco primário de um telescópio Celestron de 8 polegadas com f/10, 2000 mm, a foto foi feita sem filtro. A foto foi feita em Black Mountain, San Diego, Califórnia, EUA.

Fonte:

http://dennismammana.com/spow120105.htm


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo