Eclipse Anular do Sol de 15 de Janeiro de 2010

O primeiro dos dois eclipses solares que acontecerão em 2010, ocorreu na sexta-feira dia 15 de janeiro de 201. Esse foi um eclipse anular, o que significa que o Sol não foi totalmente encoberto pela Lua, mas sim criou um anel de fogo. O eclipse foi visível numa faixa com 300 Km de extensão que passou pela parte central da África, cruzou o Oceano Índico, passou pelo sul da Índia e norte do Sri Lanka e cruzou partes de Bangladesh e Miamar. No centro da faixa, o eclipse durou 11 minutos e oito segundos, estabelecendo um recorde que só será quebrado no eclipse de 23 de Dezembro de 3043. O tempo colaborou em muitas regiões, permitindo boas condições de observação. Aqui apresento algumas imagens do eclipse e no final uma lista de fontes que podem ser consultadas para mais imagens e vídeos. A primeira imagem abaixo foi apresentada por Daniel Fischer que estava em Varkala na Índia junto com um grupo denominado Eclipse Hunt 2010. Ele disse no Twitter que a viagem para ver o eclipse foi um sucesso total. “Céu azul, nenhuma nuvem, as fotos acho que vão funcionar”.

A segunda imagem também foi feita pela mesma equipe no norte do Sri Lanka. Que a registrou foi Shehal Joseph e Romayne Anthony. Eles usaram um telescópio Clestron NexStar com uma distância focal de 1.25m e um filtro de rejeição de energia.

Por que anel de fogo? Durante o eclipse anular, a lua apresenta um tamanho angular no céu menor que o sol. Desse modo ela não é capaz de cobrir inteiramente o Sol, assim, um anel, ou um círculo da luz do Sol pode ser visto ao redor do disco negro da Lua. A imagem abaixo foi feita pelo satélite Aqua da NASA as 1:15 P.M. hora de Calcutá (7:45 UTC) em 15 de janeiro de 2010 e mostra a sombra da Lua na Terra. O equipamento chamado Moderate Resolution Imaging Spectrradiometer (MODIS) a bordo do Aqua fez essa imagem da sombra da Lua na Índia e na Bahia de Bengala. A sombra se espalha na direção norte-sul por aproximadamente 300 Km.

Essa outra imagem foi feita por uma equipe de astrofotógrafos na Índia. Realizada com uma longa exposição é possível observar a cromosfera solar. Normalmente com um eclipse anular não existem muitos experimentos científicos que podem ser realizados, diz Jay Pasachoff, que lidera um grupo de trabalho sobre eclipses do IAU. “por não ficar completamente escuro, não é possível ver a coroa do Sol, o anel de diamante ou quaisquer dos fantásticos fenômenos que acontecem durante um eclipse total, mas mesmo assim um eclipse anular é interessante de ser observado. Você tem que manter sua vista protegida com o filtro todo o tempo. As fases parciais duram horas e a fase anular dura cerca de 10 minutos em muitos dos lugares, o que já é um bom tempo para um eclipse”.

Para terminar essa imagem de alta resolução foi obtida usando um telescópio e feita pelo grupo de Fischer na Índia. “O anel de fogo está próximo, ele mede alguns segundos de arco e apresenta uma bela imagem no telescópio”, disse ele via Twitter. O próximo eclipse solar acontecerá em 11 de julho de 2010. Ele não será observado por muitas pessoas, pois grande parte dele ocorrerá no Oceano Pacífico, e irá cruzar somente alguns atóis não habitados próximos ao Taiti. Somente expedições de navio poderão acompanhar o eclipse. A maior porção de terra que esse eclipse irá percorrer será a ilha de Páscoa, no meio do Oceano Pacífico a aproximadamente 4000 milhas da costa do Chile.

Fontes:

http://www.universetoday.com/2010/01/18/annular-eclipse-photos-videos-from-earth-and-space/

Para seguir Daniel Fischer no Twitter: @cosmos4u, ou http://cosmos4u.blogspot.com/

http://www.spaceweather.com/eclipses/gallery_15jan10.htm

http://www.flickr.com/search/?w=all&q=”solar+eclipse+2010″&m=text

http://www.youtube.com/results?search_type=videos&search_query=Solar+Eclipse+2010&search_sort=video_date_uploaded&suggested_categories=28,25,27&uni=3

http://www.sonnenfinsternis2010.de/index.htm#berichte

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.