fbpx
29 de fevereiro de 2024

Ebb e Flow – Estudantes de Montanha Ganham o Concurso e as Sondas GRAIL Ganham Nomes


As sondas gêmeas da NASA que atingiram a órbita da Lua na véspera do ano de 2012 e no primeiro dia desse ano, possuem novos nomes graças aos estudantes da escola elementar em Bozeman, no estado norte-americano de Montana. Os nomes escolhidos pelos estudantes Ebb e Flow venceram um concurso nacional de escolas que começou em Outubro de 2011.

Os nomes foram submetidos pelos alunos de quarta série da Emily Dickinson Elementary School. Aproximadamente 900 classes com mais de 11000 estudantes de 45 estados, de Porto Rico e do Distrito de Columbia, participaram do concurso. Anteriormente as sondas eram chamadas de GRAIL-A e GRAIL-B, onde GRAIL é a sigla para Gravity Recovery And Interior Laboratory. As sondas do tamanho de uma máquina de lavar roupa começam sua missão científica na Lua em Março depois de terem sido lançadas em Setembro de 2011.

“Os 28 estudantes da classe de Nina DiMauro na Emily Dickinson Elementary School acertaram na mosca”, disse Maria Zuber, principal pesquisadora da missão GRAIL  no MIT. “Nós estamos realmente impressionados que os estudantes tenham tido uma grande inspiração para dar nome as sondas GRAIL, estudando realmente o objetivo da missão, que é medir a gravidade da Lua. Por isso Ebb e Flow (nomes que significam Maré Baixa e Maré Alta), capturam o verdadeiro espírito da missão”.

Zubber e Sally Ride, a primeira mulher americana no espaço e CEO da Sally Ride Science em San Diego, selecionaram os nomes do concurso que atraiu 890 propostas via internet e correio. O concurso convidou estudantes entre 5 e 18 anos das escolas americanas. Tudo, desde a pronúncia até a parte gramatical foi considerado no concurso, Zubber e Ride primeiro selecionaram os ensaios pela qualidade.

“Com ideias vindo de toda a parte dos EUA tivemos muito trabalho para fazer a seleção”, disse Ride. “Esse concurso gerou um grande grau de animação nas classes de aula dos EUA e juntamente com isso uma grande oportunidade para ensinar ciência”.

A missão GRAIL é a primeira missão planetária desenvolvida pela NASA que carrega instrumentos totalmente dedicados à educação e ao público em geral. Cada sonda carrega uma pequena câmera chamada de GRAIL MoonKam (Moon Knowledge Acquired by Middle School Studentes). Milhares de estudantes da quinta à oitava séries selecionarão as áreas alvos na superfície da Lua e enviarão os pedidos ao GRAIL MoonKAM Mission Operations Center em San Diego.

O prêmio da escola Dickinson por ter tido o nome das sondas escolhidos de alunos de lá é ter o privilégio de escolher quais serão as primeiras imagens que serão feitas pela câmera. A Dickinson é uma das aproximadamente 2000 escolas registradas para o programa MoonKAM, que é liderado por Ride e por sua equipe no Sally Ride Science em colaboração com estudantes da Universidade da Califórnia San Diego.

“Essas sondas representam não somente algo grande para  ciência mas algo grande para inspiração do futuro”, disse Jim Green, diretor da Planetary Science Division da NASA em Washington. “Enquanto estiverem estudando a Lua as sondas Ebb e Flow estarão sentindo o mesmo efeito de maré que sentimos aqui na Terra”.

Lançadas em Setembro de 2011, as sondas Ebb e Flow terão uma órbita aproximadamente polar e circular com uma altitude de aproximadamente 55 quilômetros. Durante a missão científica a dupla tentará solucionar algumas questões antigas sobre a Lua dando assim aos cientistas um melhor entendimento de como a Terra e a Lua e outros planetas rochosos no Sistema Solar, se formaram.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia irá gerenciar a missão GRAIL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A missão GRAIL é parte do Discovery Program gerenciado no Marshall Space Flught Center da NASA em Huntsville, Ala. A empresa Lockheed Martin Space systems em Denver construiu a sonda. O Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena gerencia o JPL para a NASA.

Para saber mais detalhes sobre como foi o concurso visitem: https://moonkam.ucsd.edu/about/spacecraft_names . Informações sobre a MoonKAM estão disponíveis online em: https://moonkam.ucsd.edu . Para mais informações sobre a missão GRAIL visitem:http://www.nasa.gov/grail ou http://grail.nasa.gov .

Grail launch

View more documents from Sergio Sancevero

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2012-015&cid=release_2012-015&msource=12015&tr=y&auid=10151186


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo