fbpx

E Que Tenha Início A Fase Científica da MESSENGER

Com a fase de comissionamento encerrada, a sonda e seus instrumentos foram checados e estão prontos para entrar na fase científica primária da missão. No próximo ano, o conjunto de instrumentos científicos da sonda MESSENGER irão registrar dados sem precedentes sobre o planeta mais interno do Sistema Solar com o objetivo de revelar os mistérios de Mercúrio.

Essa imagem foi adquirida durante a primeira órbita científica da MESSENGER. A cratera cruzando a parte superior central da imagem é a Li Ch’ing-Chao. Essa cratera está localizada na região polar sul de Mercúrio próximo a Boccaccio e a Camões.

Essa imagem foi adquirida como parte do mapeamento morfológico de superfície de alta resolução do MDIS. O mapeamento morfológico da superfície de Mercúrio irá cobrir mais de 90% da superfície do planeta com uma resolução média de 250 metros/pixel. As imagens adquiridas para o mapeamento morfológico da superfície de Mercúrio precisam ser feitas com o Sol fora da vertical, ou seja, com alto ângulo de incidência, assim as sombras podem ser vistas de modo que se possa revelar claramente as formas topográficas das feições geológicas de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?gallery_id=2&image_id=459

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .