É Possível Encontrar Sinais de Exoluas Na Atmosfera de Anãs Brancas?

A imagem acima mostra uma possível solução para um intrigante mistério envolvendo as estrelas do tipo anã branca, onde duas anãs brancas foram observadas contendo uma abundância de um raro elemento, o berílio. Diferente de muitos elementos pesados, o berílio não é formado nas estrelas, ao invés disso, ele é produzido quando núcleos atômicos maiores são quebrados depois de serem atingidos por prótons de alta energia. Então como, esse elemento inesperado pode estar presente na atmosfera de anãs brancas? Um novo estudo está propondo uma explicação para isso. As anãs brancas podem se tornar poluídas por berílio depois que elas agregam exoluas congeladas presentes em exoplanetas na sua órbita. Se essas exoluas se formaram dentro do cinturão de radiação de seus planetas, sua composição poderia incluir núcleos atômicos como os do berílio. Quando a lua é agregada na anã branca, esse berílio então acaba poluindo a atmosfera da estrela. A imagem acima mostra o ambiente extremo no qual esse gelo enriquecido de berílio poderia se formar.

Fonte:

https://aasnova.org/2021/03/22/featured-image-signs-of-accreting-exomoons/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.