E os Ventos Sopram em Saturno

Saturno como sempre impressiona os observadores. Agora a mais nova sensação é a enorme tempestade que se formou no planeta.

É realmente uma grande tempestade. E é impressionante observar essa tempestade em Saturno que quase sempre apresenta uma coloração uniforme. Isso realmente está acontecendo na atmosfera. Não é preciso ser cientista planetário e mais ainda especialista em atmosferas planetárias mas qualquer que observa essa imagem pode ver que ela é mais brilhante do que o resto do planeta pois está levantando as nuvens para uma altura impressionante, acima da névoa que normalmente esconde as feições mais baixas na atmosfera. As bandas escuras na imagem são as sombras geradas pelos anéis, que são visíveis como uma fina linha cruzando a parte central do planeta.

Normalmente é difícil bater a qualidade das imagens de Saturno enviadas pela Cassini, mas uma sequência feita por telescópios baseados em Terra realmente surpreende.


É realmente incrível o que os amadores podem fazer nos dias de hoje. Você precisa de um telescópio muito bom e de condições muito boas para registrar algo como mostrado acima, mas no caso dessa tempestade ela é tão grande que ode ser observada até mesmo com telescópios mais modestos. Esse fenômeno que acontece com Saturno atualmente só vem a mostrar o quão dinâmico é o Sistema Solar onde vivemos.

Fonte:

http://blogs.agu.org/martianchronicles/2011/01/20/the-winds-of-saturn-are-blowing/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo