Dunas Poligonais em Marte

dunas_poligonais_01

observatory_1501051Polígonos são de grande interesse pois eles muitas vezes indicam a presença de gelo raso ou a dissecação como é vista normalmente na lama seca na Terra. Contudo, a natureza algumas vezes parece ser muito esperta para nós.

dunas_poligonais_02

Os polígonos da imagem acima se formaram pela intersecção de cadeias de dunas de areias. Se por acaso esses depósitos não durassem por muito tempo e começassem a ser erodidos, nós não seríamos capazes de dizer se eles eram dunas que se formaram pela ação do vento, e poderíamos interpretá-los como evidências de um lago seco, por exemplo. As dunas normalmente se acumulam na região inferior das crateras, o que também é um bom local para se encontrar lagos temporários.

dunas_poligonais_03

Na imagem acima, a iluminação está sendo a partir da parte superior esquerda da imagem, assim sendo as cadeias azuladas são as mais altas.

HiRISE   Polygonal Dunes  ESP_031138_1380

Fonte:

http://www.uahirise.org/ESP_031138_1380

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo