Dunas na Cratera Proctor em Marte

Essa imagem mostra dunas de areia dentro da Cratera Proctor em Marte. Essas dunas são compostas de areia basáltica que foi agrupada na base da cratera. A depressão topográfica da cratera forma uma armadilha de areia que preveni que a areia escapa. Campos de dunas são comuns na base das crateras de Marte e aprecem como marcas escuras que se alinham contra a parede das crateras. As dunas são úteis pare estudar tanto a geologia como a meteorologia de Marte. A areia se forma pela erosão de rochas maiores, mas não é claro quando e onde essa erosão aconteceu  em Marte ou como esses grandes volumes de areia poderiam se formar. As dunas também indicam a direção dos ventos locais  pela morfologia delas. Nesse caso, existem algumas marcas claras que indicam a direção do vento para baixo. As cristas das dunas também correm tipicamente na no sentido norte-sul na imagem. Essa forma de duna indica que existe a probabilidade de duas direções de vento prevalecente que corre leste e oeste, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda na imagem.

Fonte:

http://themis.asu.edu/zoom-20020808a

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.