fbpx
19 de setembro de 2021

Dunas Barchan na Lagoa dos Barros No Brasil Registradas Da ISS

Um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional registrou essa bela imagem da Lagoa dos Barros, e as suas dunas barchan em forma de Lua Crescente na costa atlântica do sul do Brasil. A Lagoa dos Barros tem aproximadamente 4.5 quilômetros de comprimento. As lagoas ao longo da costa brasileira se formaram a cerca de 400 mil anos atrás como parte do levantamento e abaixamento cíclico do nível dos mares, esse ciclo é conhecido pelos geólogos como ciclo transgressio-regressivo. A formação da Lagoa dos Barros é similar à formação da Lagoa Mirim, localizada a cerca de 340 quilômetros a sul sudoeste.

Ventos fortes soprando do atlântico oeste esculpiram a areia ao longo da costa formando essas distintas formas em lua crescente. Múltiplas dunas se sobrepuseram e se colapsaram para formar campos de dunas, com exemplos proeminentes vistos à nordeste e sudoeste do lago. As pontas das Dunas Barchan apontam para o lado indicando a direção preferencial dos ventos. Essas frágeis formações agem como barreiras evitando que o vento e as ondas penetrem a terra, diminuindo os efeitos de tempestades e minimizando a erosão costeira.

Mas talvez o fato mais interessante sobre as Dunas Barchans é que elas são amplamente registradas no planeta Marte pelas sondas que lá estão. Veja a imagem abaixo e veja as semelhanças com as dunas registradas no Brasil.

Fonte:

https://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=91119&eocn=home&eoci=iotd_image

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo