fbpx
23 de fevereiro de 2024

Duas Imagens Mostram Uma Dupla de Sucesso nos Céus: A Lua e Vênus


Dois belos registros da Lua. A primeira imagem acima foi feita pouco depois do pôr-do-Sol, quando a Lua crescente, com um belo brilho da Terra, e com o brilhante planeta Vênus se apresentou de forma esplendorosa sobre Monviso. A montanha de 3841 metros de altura é o pico mais alto dessa cadeia de montanhas e forma piramidal pode ser vista por grandes regiões do noroeste da Itália. Essa montanha também é famosa pois é nela que nasce o Rio Po, o maior rio da Itália.

Na segunda imagem acima é possível ver a Lua crescente na constelação de Sagittarius, e abaixo dela, a 3? acima do horizonte o planeta Vênus. A Lua mostra um forte efeito do brilho da Terra. Nessa imagem a Lua estava com somente 9% de sua superfície sendo diretamente iluminada pelo Sol. A imagem foi feita na costa da praia Caparica de frente para o Oceano Atlântico.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/November+28%2C+2011


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo