Duas Crateras Formadas Quase No Mesmo Local da Superfície de Mercúrio

A imagem acima mostra duas crateras que se formaram de impactos ocorridos quase que na mesma posição da superfície de Mercúrio. A maior cratera nessa imagem é chamada de Carducci, em homenagem ao poeta italiano Giosue Carducci (1837 – 1907). A cratera menor que está localizada perto do centro da Carducci, tem o diâmetro aproximado de 20 quilômetros. Nós podemos deduzir que a cratera menor é mais jovem da Carducci pois o impacto que formou a cratera menor destruiu parte dos picos centrais da Carducci e uma grande cratera de impacto como a Carducci teria obliterado qualquer evidência da cratera menor se essa cratera menor existisse ali anteriormente. Simples relações de sobreposição como essa estão sendo aplicadas em toda a superfície de Mercúrio, para determinar a idade relativa e o momento dos eventos ocorridos no passado de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=817

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.