fbpx

Dream Chaser

O modelo Dream Chaser com seu veículo lançador Atlas V é mostrado na imagem acima em fase de preparação final dentro do Aerospace Composite Model Development Section para os testes no Transonic Dynamics Tunnel no NASA Langley. O modelo está sendo testado como parte do programa Commercial Crew Development que tem como objetivo reestabelecer a capacidade norte-americana de lançar astronautas com segurança para a Estação Espacial Internacional. O corpo reutilizável da sonda carregaria até sete astronautas para a estação. Sierra Nevada Space Systems está desenvolvendo a sonda mediante um Space Act Agreement com a NASA.

Com a ajuda de centenas de transdutores de pressão, os engenheiros da Sierra Nevada Corporation, a United Launch Alliance e a NASA Langley, poderão observar as flutuações de pressão no modelo e no veículo de lançamento durante os testes críticos que simularão a ascensão em órbita do conjunto, especialmente em velocidades transônicas. Ondas de choque se formam nos veículos lançadores enquanto eles se aproximam da velocidade do som e podem resultar em regiões de fluxo altamente instável. Dentro dessas regiões do Dream Chaser e do veículo lançador, as forças resultantes e os ruídos de alta freqüência acústicos precisam ser entendidos com clareza como parte do processo de desenvolvimento do veículo. Os testes no túnel de vento transônico, de modelos grandes e altamente instrumentados é o único método disponível para determinar os ambientes de lançamentos de veículos com formas complexas.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature-2243.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.