Dois Asteróides Passarão Próximos da Terra Nesta Quarta-Feira 8 de Setembro de 2010

Dois asteróides com alguns metros de diâmetro e com uma órbita não conhecida irão passar entre a Lua e a Terra nessa quarta-feira dia 8 de Setembro de 2010.

Ambos os asteróides devem ser observados com telescópios médios durante a sua maior aproximação com a Terra. Nenhum desses objetos de acordo com a NASA tem chance de colidir com o planeta. Um asteróide com um tamanho de 10 metros de diâmetro proveniente de uma população de aproximadamente 50 milhões desses objetos deve passar quase que diariamente entre a Terra e a Lua e um deles pode atingir a superfície da Terra a cada dez anos em média.

O Catalina Sky Survey localizado próximo a Tucson no Arizona, descobriu ambos os objetos na noite de domingo, 5 de Setembro de 2010, durante o trabalho rotineiro de monitoramento dos céus. O Minor Planet Center em Cambridge, foi a primeira entidade a receber os dados das observações feitas no domingo pela manhã, determinaram suas órbitas preliminares e descobriram que ambos os objetos passariam entre a Terra e a Lua em aproximadamente 3 dias após a descoberta.

O asteróide chamado de 2010 RX30 deve possuir um diâmetro entre 10 e 20 metros e irá passar a 0.6 da distância entre a Terra e a Lua, algo em torno de 248000 quilômetros. O segundo objeto chamado de 2010 RF12, deve ter entre 6 e 14 metros de diâmetro e vai passar a uma distância de 0.2 da distância entre a Terra e a Lua, aproximadamente 79000 quilômetros, poucas horas depois do primeiro objeto.

Mais informações sobre os asteróides estão disponíveis no site:  http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch/ .

É também possível saber as últimas notícias sobre asteróides via twitter, no enderço: @asteroidwatch.