fbpx
22 de fevereiro de 2024

Documentário Mostra O HAT-P-2b e Outros Exoplanetas Estranhos do Universo


Com temperaturas variando de 1000 a 2000?C, com a gravidade 15 vezes mais forte do que a da Terra e com um ano que dura apenas 5.6 dos nossos dias, o HAT-P-2b não é um exoplaneta que você queira visitar nas suas férias.

O incomum gigante gasoso, localizado a aproximadamente 440 anos-luz de distância da Terra na constelação de Hercules, é o exoplaneta mais massivo já encontrado fora do nosso Sistema Solar.

Os astrônomos no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics em Cambridge, Massachussetts, registraram esse exoplaneta super denso, usando o HATnet Global Network de telescópios automatizados, que vasculham uma grande fração do céu do hemisfério norte toda a noite em busca dos exoplanetas.

O HAT-P-2b, o segundo planeta descoberto por esse projeto, surpreendeu os cientistas com feições observadas sem precedentes em outros mundos alienígenas.

O HAT-P-2b está entre os exoplanetas mais estranhos já descobertos no universo. O documentário acima mostra quais são os outros mundos estranhos que existem no cosmos.

Fonte:

http://topdocumentaryfilms.com/weirdest-planets/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo