fbpx

Do Outro Lado Da Cratera Degas em Mercúrio

EN0257621391M.map

observatory_150105Essa bela imagem mostra um segmento do anel da Cratera Degas. Se você é um seguidor dos posts sobre a missão MESSENGER, então você, sem dúvida alguma já leu e já sabe tudo sobre o assoalho da Degas. Então vamos dar uma olhada um pouco além dela. Um pouco fora do anel, ou seja, a metade superior da imagem, a textura da superfície muda drasticamente. Essa é a cobertura contínua de material ejetado durante a formação da cratera. Esse material cobre completamente o terreno pré-existente. Em muitas instâncias, a composição da cobertura de material ejetado é diferente da composição da própria cratera. Isso porque o material que forma a cobertura de material ejetado é um material mais profundo que é expelido e trazido para a superfície durante a formação da cratera.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha das observações planejadas de alta resolução. As observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os 200 metros por pixel que normalmente é utilizada para a geração do mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas tipicamente, algumas áreas de alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1106

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo