fbpx

Dividida no Meio

EN1014904546M.map


observatory_150105A grande cratera sem nome na imagem acima está localizada logo ao norte do equador de Mercúrio. As paredes da cratera e o seu assoalho são cruzados por uma escarpa que ilustra a lei da sobreposição. A lei da sobreposição ajuda os cientistas a tirarem conclusões sobre o tempo relativo de diferentes eventos geológicos e da idade relativa das feições geológicas. Como a escarpa corta as paredes e o assoalho da cratera, os cientistas concluem que a cratera é mais velha do que a escarpa.

A imagem acima foi adquirida como uma observação planejada de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas na superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel usados no mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente, áreas com alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1391


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo