Discos de Poeira e Gás Ao Redor de Estrelas – Com Planetas ou Sem Planetas?

Os artistas da NASA lançaram um vídeo onde exploram uma hipótese alternativa para explicar a existência de discos de poeira e gás que normalmente são observados ao redor de jovens estrelas.

A teoria padrão para as linhas e para as aparentes correntes espiralando através desses discos é que são ondulações e perturbações deixadas pelo movimento de planetas recém-formados.

Embora todos abracem bem essa ideia, os cientistas, assim como devem ser, estão preparados para abraçar explicações alternativas.

Boa parte do trabalho fundamental para uma explicação alternativa foi feito em 2013 e publicado na revista Nature, por astrofísicos do Goddard Flight Center da NASA e do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

O artigo revelou uma modelagem que produzia o mesmo tipo de perturbações nas nuvens de gás e poeira sem que planetas estivessem presentes.

O mecanismo sugerido é chamado de ciclo de instabilidade fotoelétrica, ou Pel. Quando a luz ultravioleta da estrela atinge os grãos de poeira no disco, os elétrons são arrancados e então colidem com o gás produzindo calor.

À medida que o gás esquenta, sua pressão aumenta, isso aprisiona mais poeira, que produz mais calor, e assim por diante.

Fazendo todos os cálculos, bem como usando refinamentos mais recentes, especialmente restrições na influência da pressão de radiação, a NASA produziu uma nova modelagem/visualização explorando o papel do Pel nos discos.

Será necessário muito mais dados, e muitos mais artigos, antes que o mistério sobre o que está causando essas perturbações nos discos de poeira seja finalmente resolvido. Por enquanto, as últimas imagens já são fascinantes o suficiente, e os pesquisadores podem agora trabalhar bem nessa ideia alternativa.

Fonte:

https://cosmosmagazine.com/space/planets-or-no-planets

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.