Discordância Geológica em Assynt na Escócia

Você consegue identificar uma discordância geológica na imagem acima? Essa imagem foi feita olhando-se para o sul através do Lago Assynt na Escócia. O embasamento, rocha adjacente ao lago é um Gnaisse Lewisiano, uma das rochas mais antigas d

o Reino Unido. Depositados de forma discordante e quase que horizontal estão os sedimentos terrestres do Grupo Torridon Neoproterozóico. Talvez não seja tão óbvio mas ainda é possível reconhecer a discordância visível à esquerda da foto separando o Grupo Torridon dos sedimentos Marinhos do Grupo Eriboll, do período Cambriano, com um mergulho aparente entre 15 w 20 graus à esquerda da foto. A foto acima foi feita em Setembro de 2008.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/unconformity-near-assynt-scotland.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.