fbpx
27 de novembro de 2021

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: Sonda Lunar Americana Ranger 7

Sonda Lunar Americana RANGER 7 em 08/09/2012, 04h47m.

(créditos: Tolentino.)

A Sonda Lunar Americana Ranger 7:

Características: Sonda Lunar da NASA com 306 Kg de peso, 3,6m de altura,  2 painéis solares com 4,6m de vão, que produziam 200W de potência e antena de alto ganho para transmissão de imagens para a Terra.

Lançamento: Cabo Kennedy/USA; 28 de julho de 1964; 16:50 UT.

VeículoLançador: Foguete Atlas-Agena B.

Duração da Missão: 65,5 h.

Impacto na Lua: 31 de julho de 1964; 13:25:48 UT¨.

Local de Impacto: O impacto ocorreu 16 Km fora do ponto planejado, nas coordenadas selenográficas: LAT: 10.35° S, LON: 20.66° W.

Velocidade no Momento do Impacto: 2,62 Km/s.

A sonda lunar Ranger 7 foi a primeira sonda espacial dos EUA que conseguiu transmitir com sucesso para a Terra, imagens próximas da superfície lunar. Foi também o primeiro vôo completamente bem sucedido do programa Ranger.

Lançado em 28 de julho de 1964, a sonda lunar Ranger 7 foi projetada para atingir uma trajetória de impacto com a Lua e transmitir imagens de alta resolução da superfície lunar durante os últimos minutos de vôo, antes do impacto. Na última foto transmitida, a sonda estava a 519m acima da superfície lunar (foto com resolução de 50cm).

Imagem: Sonda Lunar Americana RANGER 7 / NASA.

Para executar as imagens, a sonda lunar Ranger 7 carregava 6 câmeras Vidicon, sendo 2 câmeras grande angular e 4 câmeras de ângulo estreito. As câmeras foram dispostas em dois blocos separados, com transmissores e fontes de alimentação também separados, para obter maior probabilidade e confiabilidade na captura de imagens. Um total de 4308 fotos foram transmitidas para a Terra.

Foto com apenas 1 frame em 08? de ?setembro? de ?2012, ??04h47m (07:47 UT), em madrugada de grande turbulência atmosférica. Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o renomado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br.

Vocês viram no canto inferior direito da imagem acima a cratera chamada de Arzachel, então eu separei de outro site o Astrobin, uma imagem em alta resolução feita dessa mesma cratera, mostrada abaixo. Como se pode observar essa é uma cratera considerada complexa, possui um belo pico central, e outras inúmeras crateras menores no seu interior, ao seu redor e no seu anel. Sua parede sul aparece muito bem definida na imagem abaixo enquanto que a parte norte está coberta pela sombra indicando a direção da iluminação. Perto da parede sul é possível observar um tipo de canal, que aparentemente se aprofunda na metade de sua extensão. A foto abaixo foi feita no dia 8 de Setembro de 2012, usando um telescópio NortheK Cassegrain de 250 mm em f/15. Foi utilizada uma câmera de captura Point Grey Flea3. O site Astrobin é muito interessante para quem gosta de ver fotos astronômicas dos mais diferentes objetos e feitas por amadores na sua maioria. Visitem: www.astrobin.com.

A imagem acima feita pela sonda Ranger 7 é considerada a primeira foto da Lua realizada por uma sonda espacial americana.

Fontes:

http://www.astrobin.com/19405/

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6237-Sonda-Lunar-Americana-RANGER-7-em-08-09-2012-04h47m#photo_description

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo