fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: Sinus Asperitatis

SINUS ASPERITATIS.

(créditos: Tolentino.)

SINUS ASPERITATIS (em latim “Baía da Rugosidade”):

Diâmetro aproximado: 206 Km;
Coordenadas selenográficas:  LAT: 03° 48? 00? S, LON: 27° 24? 00? E.

Região muito “atormentada” (rugosa), situado ao norte da grande cratera Theophilus e ao sul do Mare Tranquilitatis. Na região do Sinus Asperitatis existem muitas linhas de cristas paralelas e cadeias de minúsculas crateras secundárias, provenientes dos escombros ejetados pelo impacto que criou Theophilus.

Sinus Asperitatis é uma área de mar de lava basáltica compreendido entre o sul do Mare Tranquillitatis e o noroeste do Mare Nectaris. Faz fronteiras leste e oeste com regiões de continentes (ou terras altas) que apresentam superfície irregular.

No interior de Sinus Asperitatis está localizada a pequena cratera Torricelli (diâmetro: 23 Km, profundidade: 2,1 km) que tem forma de “pera”. A lava do Sinus Asperitatis soterrou uma grande cratera (que agora é uma cratera “fantasma”) que envolve a cratera Torricelli. No extremo sul de Sinus Asperitatis encontra-se a cratera Theophilus.

Foto executada com apenas 1 frame em 10? de ?abril? de ?2012, ??04h41m (07:41 UT).

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6306-SINUS-ASPERITATIS#photo_description

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo