Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: O Selenógrafo Wilhelm BEER

beer_vtol_01

observatory_150105O Selenógrafo Wilhelm BEER.

(créditos: Tolentino.)

Um marco na confecção de mapas lunares aconteceu pelas mãos dos astrônomos Wilhelm Beer e Johann Heinrich vonMädler. Eles utilizaram um pequeno refrator de 95 cm de objetiva para criar um excelente mapa da Lua, muito detalhado e preciso, desenhado com 90 cm de diâmetro no disco lunar. Esse belo mapa foi publicado em 1837 e se tornou imbatível por décadas. O desenho desse excepcional mapa foi realmente um grande feito, principalmente se pensarmos no tamanho reduzido do diâmetro da lente objetiva do telescópio utilizado.

beer_vtol_02

Foto: Um telescópio refrator menor do que esse da foto foi utilizado por Beer e Mädler para executar estudos selenográficos e desenhar um famoso e excelente mapa da Lua. O telescópio da foto é um Orion Premium 102mm APO.

beer_vtol_03

Foto: A pequena cratera de morfologia simples BEER (diâmetro: 10 Km, profundidade: 1,7 Km, LAT: 27° 06? 00? N, 09° 06? 00? W), localizada no Mare IMBRIUM, entre as crateras TIMOCHARIS e BANCROFT. Essa cratera imortaliza o selenógrafo Wilhelm Beer. Foto executada por Ricardo José Vaz Tolentino em em 28? de ?junho? de ?2012, ??21:05:20.

Foto executada com apenas 1 frame em 28? de ?junho? de ?2012, ??21:05:20.

Não deixem de visitar o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Não deixem de visitar o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6408-O-Selenografo-Wilhelm-BEER#photo_description

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo