Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: O Grande Grupamento De Domos Vulcânicos Na Região da Cratera MARIUS

INFORMAÇÕES SOBRE A FOTO

O grande grupamento de domos vulcânicos na região da cratera MARIUS.

As atividades vulcânicas na Lua cessaram a cerca de 1 bilhão de anos, sendo que o ápice dessas atividades aconteceu a cerca de 2,5 bilhões de anos. Como não existem água e vento na superfície lunar, os processos erosivos são extremamente lentos. Por esse motivo, formações lunares com cerca de 2,5 bilhões de anos, conhecidas como “domos ou cones vulcânicos” (pequenas protuberâncias dentro do círculo amarelo na foto), continuam preservadas. Essas formações eram vulcões ativos que ejetavam muita lava no passado lunar. A região da cratera MARIUS possui um grande aglomerado de “domos vulcânicos”, com cerca de 300 deles.

Foto executada com apenas 1 frame em 02 de julho de 2012; 05h29m (07/02/2012; 08:29 UT).

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6217-O-grande-grupamento-de-domos-vulcanicos-na-regiao-da-cratera-MARIUS#photo_description

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.