Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: Montanha Fra Mauro Eta.

Montanha FRA MAURO Eta.

(créditos: Tolentino.)

Montanha Fra Mauro ETA:

Coordenadas Selenográficas: LAT: 2.3º S, LON: 15.5º W.

Foto no Mapa: LAC-76.

Nome em homenagem ao geógrafo do séc. XV, conhecido como Fra Mauro, nascido em Veneza em data desconhecida e falecido em 1459, que foi autor de um famoso Mapa-Mundi publicado em 1450.

Fra Mauro ETA é uma montanha pouco estudada. Posiciona-se longitudinalmente orientada na direção Norte-Sul.

Fra Mauro ETA tem largura máxima de 11 Km, comprimento aproximado de 30 Km e altura desconhecida. A montanha hospeda próximo ao seu ponto médio a pequena cratera Fra Mauro R(LAT: 2.2° S, LON: 15.6° W, diâmetro: 3,5 km).

A montanha Fra Mauro ETA é considerada por muitos cientistas como uma “formação de escultura radial da Bacia do Mare Imbrium”, pois longitudinalmente aponta diretamente para o Mare Imbrium.

O que significa “escultura radial  da Bacia do Mare Imbrium”?

Em torno da Bacia do Mare Imbrium existem regiões cobertas por material ejetado proveniente do impacto que criou a Bacia, estendendo-se por cerca de 800 km para fora da Bacia.

Também circundando a Bacia do Mare Imbrium, existe um “padrão de sulcos e esculturas radiais” chamado de “escultura radial Imbrium”, que têm sido interpretado como “sulcos/estrias e outras formações radiais” em relação ao Mare Imbrium, criados na superfície da Lua, por grandes projéteis ejetados em ângulos baixos durante o enorme impacto que criou a Bacia do Mare Imbrium, levando-os à deslizar sobre a superfície lunar para cortar e “esculpir” as formações radiais.

Foto com apenas 1 frame em ?27? de ?março? de ?2011, ??05h37m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre ciência e astronomia. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6269-Montanha-FRA-MAURO-Eta#photo_description

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo