fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: Bürg e Lacus Mortis

BÜRG & Lacus MORTIS.

(créditos: Tolentino.)

Lacus MORTIS & BÜRG.

Coordenadas selenográficas de LACUS MORTIS: Lat: 45.0° N, Long: 27.2° E.

Diâmetro de 151 km e área: 21.000 Km2 .

Coordenadas selenográficas de BÜRG: Lat: 45.0° N, Long: 28.2° E.

Diâmetro de 40 km e profundidade: 1,8 Km.

Quem foi Bürg? Johann Tobias Bürg (1766 – 1835) foi um astrônomo austríaco. Bürg nasceu em Viena e trabalhou como professor e astrônomo em Klagenfurt, na Carinthia. Ele posteriormente trabalhou como assistente no observatório astronômico de Viena, de 1792 até se aposentar em 1813.

Bürg é uma destacada cratera de impacto do tipo complexa, localizada no quadrante nordeste da Lua. De modo geral, ascrateras do tipo complexas apresentam paredes estruturadas em forma de degraus ou curvas de nível (“terraces”), pisos planos e montanha central. Bürg por sua vez, não foge à essa regra, por ser uma formação apresentando bordas com declives íngremes, paredes altas e estruturadas em forma de curvas de nível, piso interno liso e proeminente montanha central com dois picos, que ocupa boa parte do piso.

Bürg está inserida num perímetro formado por ruínas de uma antiga cratera inundada por lava , conhecida como Lacus Mortis.  Ao sul de Bürg, encontra-se a cratera Plana e, a sudeste, localiza-se a cratera Mason.

A borda da Bürg é quase circular, apresentando pouco desgaste. O interior é em forma de “tigela” (côncavo), mas com piso plano.  No lado oeste de Bürg existe um sistema de canais (rille ou rima) designado Rimae Bürg, que abrange uma distância de aproximadamente 100 km.

Lacus Mortis, é uma planície de lava basáltica no quadrante nordeste da Lua. Lacus Mortis, na realidade, trata-se de uma antiga cratera inundada por lava.

Em seu interior, localiza-se com destaque, um pouco para leste do ponto central, a interessante cratera Bürg.

A área sudoeste de Lacus Mortis contém um extenso e delicado sistema de sulcos ou canais (rilles), do tipo linear, que cortam o seu piso de lava, designados como Rimae Bürg.

Lacus Mortis está localizadologo ao sul do extenso Mare Frigoris. Os dois são separados apenas por uma faixa de terreno acidentado, não muito larga. 

Ao sul localiza-se o Lacus Somniorum, que encontra-se separado de Lacus Mortis, pelas crateras Plana e Mason e por uma pequena área de superfície irregular.

Foto executada com apenas 1 frame em ?22? de ?fevereiro? de ?2011, ??02h30m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6265-BuRG-Lacus-MORTIS#photo_description

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .