fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Enorme Cratera Schickard

INFORMAÇÕES SOBRE A FOTO

A enorme cratera SCHICKARD.

(créditos: Tolentino.)

A gigantesca cratera SCHICKARD:

Diâmetro: 227 Km;

Profundidade: 1,5 Km;

Coordenadas Selenográficas: Lat: 44° 24? 00? S, Lon: 54° 36? 00? W.

Nome em homenagem a Wilhelm Schickard (1592 – 1635), que foi um professor alemão de hebraico e de Astronomia.

Schickard é uma enorme cratera de impacto, com 227 Km de diâmetro, localizada perto do limbo sudoeste da Lua. Por causa dessa localização, apesar de ser circular, parece ter formato de elipse a partir de nosso ponto de vista.

Seu piso, com 1,5 Km de profundidade, foi  inundado por lava basáltica que fluiu por fraturas que existiam no fundo da cratera. As lavas que inundaram o interior de Schickard solidificaram e adotaram um aspecto “zebrado” ou “camuflado”, com variações de tons de cinza por sobre a superfície interna lisa.

O piso foi hospedando ao longo do tempo, as marcas de alguns impactos menores que, dentre os quais podemos citar, as pequenas crateras Schickard A (14 Km), Schickard B (13 Km) e Schickard C (13 Km).

Sua borda irregular possui pontos com altitudes que atingem 2,7 Km acima do nível da superfície circundante, tendo sido destruída do lado sudeste pelo impacto da cratera Schickard E (diâmetro: 32 Km).

Foto executada com apenas 1 frame em 3? de ?julho? de ?2012, ??01h12m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6218-A-enorme-cratera-SCHICKARD#photo_description

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .