fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Pythagoras

INFORMAÇÕES SOBRE A FOTO

Cratera PYTHAGORAS.

(créditos: Tolentino.)

Cratera PYTHAGORAS

Diâmetro: 130 Km;

Profundidade: 5,0 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 63.5°N, LON: 62.8°W.

Nome em homenagem a Pythagoras de Samos (570 aC – 495 aC), que foi um grande matemático e filósofo grego, criador do famoso “Teorema de Pitágoras”.

Pythagoras é uma destacada cratera de impacto localizada próxima ao limbo noroeste da Lua, apresentando 130 Km de diâmetro e 5 Km de profundidade. Do lado sudoeste de Pitágoras e junto à sua parede, encontra-se a cratera Babbage ( LAT: 59o 42′ 00″, LON: 57o 06′ 00″ W).

Por estar bem próximo ao limbo lunar, a cratera Pythagoras apesar de ser uma formação circular, tem uma aparência oval por causa ao ângulo oblíquo de visão a partir da Terra. Mas, na realidade, as imagens de sondas lunares mostram um formato quase hexagonal.

Pythagoras apresenta bordas externas bem preservadas e paredes internas estruturadas em forma de curvas de nível (terraces), aparentando evidências de alguns deslizamentos.

As paredes externas apresentam leve formato de fortificação (rampart). Seu piso interno foi inundado por lava e é relativamente plano, apresentando superfície um pouco acidentada. A cratera Pythagoras apresenta em seu interior uma montanha triangular com pico duplo, projetando-se cerca de 1,5 Km acima da superfície de seu piso.

A cratera Pythagoras pertence ao período Eratosteniano, delimitado entre -3,2 bilhões a -1,1 bilhão de anos atrás.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado e moderno site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6292-Cratera-PYTHAGORAS#photo_description

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .