fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Pitiscus

vtol_pitisicus_01

observatory_150105Cratera PITISCUS.

(créditos: Tolentino.)

Cratera PITISCUS:

Diâmetro: 82 Km;

Profundidade: 3 Km.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 50° 24? 0? S, LON: 30° 54? 0? E.

Período Geológico Lunar: Nectárico (3,920 bilhões até 3,850 bilhões anos atrás).

Pitiscus é uma cratera de impacto do tipo complexa, localizada no quadrante sudeste lunar, próximo ao limbo.

vtol_pitiscus_02

Pitiscus tem forma circular, mas parece oval quando observada da Terra. As paredes internas, que sofreram desmoronamentos, apresentam formação do tipo curvas de nível (walls in terraces).

No piso interior de Pitiscus existe uma montanha central, cujo extremo norte foi “carimbado” pelo impacto que criou a pequena cratera Pitiscus A (diâmetro: 10 Km). A parte remanescente do pico ficou parecendo um bico de ave.

O piso interno de Pitiscus também foi inundado por lava basáltica e apresenta aspecto plano, porém marcado por pequenos impactos que criaram minúsculas crateras ao longo de sua superfície.

Seu nome é em homenagem ao Astrônomo e Matemático alemão (que cunhou o termo “trigonometria”) Bartholomaeus Pitiscus (1561 – 1613).

vtol_pitiscus_03

Foto executada com apenas 1 frame em: ?22? de ?fevereiro? de ?2011, ??02:21:50.

Não deixem de visitar o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6365-Cratera-PITISCUS#photo_description

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo