fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Neper

NEPER – cratera posicionada no limbo leste, na zona de libração.

(créditos: Tolentino.)

Cratera NEPER:

Diâmetro: 137 Km;
Profundidade: 2 Km;
Coordenadas Selenográficas: Lat: 08° 48? 00? N, Lon: 84° 30? 00? E.

Neper é uma cratera de impacto antiga, do período geológico Nectárico (3920 milhões até 3850 milhões de anos atrás), localizada no limbo lunar leste, mais precisamente na zona de libração. Por estar posicionada na região de limbo, sua forma, a partir das visões de telescópios baseados na Terra, mostra-se como se fosse uma elipse.  

Possui encostas íngremes e paredes internas não muito altas e erodidas, estruturadas em curvas de nível (terraces), que hospedam algumas crateras de impactos menores.

O piso interno de Neper, que apresenta baixo albedo em relação à superfície circundante, é liso e plano, com a presença de pico central. O piso interno de Neper hospeda, em seu quadrante noroeste, a pequena cratera VIRCHOW (diâmetro: 17 Km, profundidade: 1,2 Km).

O nome Neper é em homenagem ao astrônomo, físico e matemático escocês John Napier (1550 – 1617).

Foto executada com apenas 1 frame em ?31? de ?agosto? de ?2012, ??23h26m, com grande turbulência atmosférica.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6234-NEPER-cratera-posicionada-no-limbo-leste-na-zona-de-libracao#photo_description

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .