Detectando a Presença de Olivina Próximo a Região de Noachis Terra em Marte

Essa imagem mostra o embasamento no interior de uma cratera localizada próximo da região Noachis Terra em Marte. Essa cratera é única pois ela tem sido muito bem caracterizada como sendo rica em olivina.

Olivina é um silicato de ferro e magnésio que é muito comum na Terra, particularmente no manto terrestre. Enquanto a morfologia de grande escala dessa cratera em Marte é bem caracterizada, o mesmo não acontece com o fraturamento e com as camadas de pequena escala. Entender essas características morfológicas  nas crateras pode ajudar a descrever os processos crustais de grande escala em Marte, incluindo a gênese do magma e criação do regolito.

Existem outras regiões de Marte que também são ricas em olivina. A olivina se transforma em outros minerais na presença de água, então os cientistas têm interesse em procurar por esses minerais também.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021971_1505

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.